IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML

O Instituto dos Mares da Lusofonia - IML, Associação de Direito Privado sem fins lucrativos, criado em 13 de Julho de 2011, nasce pela necessidade de se estimular e intensificar a forma como os Países Lusófonos se posicionam individualmente e interagem entre si nas questões relacionadas com os oceanos.

A sua génese teve por base os dois Congressos denominados Mares da Lusofonia, realizados em 2008 e 2010, cujas conclusões foram publicadas em livro e que reuniram conhecidos especialistas das várias disciplinas ligadas ao Mar, da ciência e cultura à economia e defesa.

Esta iniciativa visa contribuir para o alargamento e para a disseminação dos conhecimentos científicos relativos ao uso dos espaços marítimos, bem como encontrar áreas comuns de cooperação, que potenciem o desenvolvimento das economias do mar nos diversos países de expressão portuguesa, procurando, desta forma, ir também ao encontro do espírito e objectivos definidos pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP.

O IML desenvolverá um conjunto de iniciativas e actividades, das quais se destacam a execução periódica de seminários e conferências relativas ao Mar e à Lusofonia, a promoção de projectos de cooperação científica entre instituições de Países Lusófonos, assim como a criação e atribuição de bolsas de estudo em universidades e laboratórios científicos. De dois em dois anos serão promovidas as "Jornadas Rei D. Carlos", um congresso, com carácter rotativo entre os países lusófonos, subordinado á temática do Mar.

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016