IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Noticias
Observatório da Cooperação na Economia do Mar divulga Mensagem

 

   O Observatório da Cooperação na Economia do Mar divulgou no passado dia  6 de Julho a sua 5ª mensagem, que pelo seu interesse mais abaixo transcrevemos na íntegra.

 O Observatório da Cooperação na Economia do Mar, que divulga semestralmente as suas “mensagens”, é presidido por António Saraiva, tem como raporteur o Dr. Miguel Marques, partner da PwC e é composto por vinte personalidades, de reconhecido mérito nas diversas áreas da economia do mar. A sua composição diversificada confere ao Observatório um conhecimento transversal e holístico de toda a economia do mar, o que muito valoriza os documentos que produz.

 Mensagem: Recorrentemente se ouve falar no mar como um desígnio estratégico de Portugal. Os membros deste observatório não podem estar mais de acordo com este desígnio para Portugal e acrescentam que só será possível atingir esse objetivo através da cooperação entre todas as entidades direta ou indiretamente relacionadas com o mar. Neste contexto, gostaríamos de salientar nesta mensagem que, passo a passo, este importante desígnio necessita de concretizações, realizações, que tornem o mar central na estratégia global do país. Em mensagens anteriores assinalámos exemplos importantes de concretizações que nos dão esperança. Na mensagem nº 3 considerámos como positiva a criação, no XXI Governo Constitucional da República Portuguesa, de um Ministério do Mar e a realização de um Conselho de Ministros, presidido por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, que aprovou um conjunto de medidas e ações relacionadas com os assuntos do Mar. Na mensagem nº4 assinalámos que Portugal tem conseguido juntar energias para apoiar Portugueses no exercício de cargos de grande prestígio internacional, resultando, por exemplo, na recente eleição de um cidadão Português como Secretário-Geral das Nações Unidas.

Continuar...
 
Regata de Botes Baleeiros nos Açores

regata baleeiras2017red

    Realizou-se no passado dia 01 de Julho (Sábado), a Regata de Vela em Bote Baleeiro, de Castelo Branco, integrada no Campeonato de Vela em Bote Baleeiro da Ilha do Faial (Açores). Esta Regata, promovida pela Junta de Freguesia Albicastrense, foi organizada pelo Clube Naval da Horta (CNH).

   Participaram sete botes baleeiros e o campo de regata situou-se frente à costa de Castelo Branco, na Ilha do Faial, com a linha de chegada colocada perto da entrada do porto daquela Freguesia.

   O bote baleeiro “SENHORA DO SOCORRO”, da Junta de Freguesia do Salão, com Pedro Garcia como Oficial, foi o vencedor da Regata, cumprindo o percurso em 1h21m30s. Em 2º lugar classificou-se o “SENHORA DE FÁTIMA” da Junta de Freguesia de Castelo Branco, com António Luís como Oficial, com o tempo de 1h23m30s. O 3º lugar foi alcançado pelo “CLAUDINA”, do CNH, sendo Oficial José António Freitas, tendo gasto 1h25m34s.

 
Nova Edição da Pós-Graduação Ciências, Gestão e Administração do Mar

logo mare startup

A UCP e a FCUL, conscientes dos novos desafios que a economia azul coloca, na sequência da iniciativa Mare StartUp e atendendo à receptividade da 1ª Edição, convidam a aderir a esta 2ª Edição cujas candidaturas, se encontram abertas até ao próximo dia 14/9/2017.

As aulas funcionarão em regime pós-laboral de 2ª a 5ªfeira das 17h30 min às 20h30min, repartidas por quatro Módulos:

 Módulo I - Direito e Politicas públicas do Mar (42 horas).

 Módulo II - Ciências do Mar (84 horas)

 Módulo III - Economia e Gestão para projetos ligados ao Mar (42 horas).

 Módulo IV – Projecto de Empreendedorismo (12 horas).

 Informação detalhada sobre a Pós-Graduação, incluindo conteúdo de cada unidade curricular e nota biográfica dos docentes podem ser consultadas na página da Mare StartUp em:

Continuar...
 
Revista Cientifica Electrónica Maria Scientia Vol. 2 nº 1 Spring Semester 2017

logo ucp

Revista Científica Electrónica Maria Scientia

 

Nova edição disponível

Vol. 2 nº 1 | Spring semester 2017

 

Aceda aqui ou em

http://www.iep.lisboa.ucp.pt/resources/Documentos/LIAM/Maria%20Scientia_2.1c.pdf

 

 Sugere-se especialmente pelo seu ambito, que é o deste IML, o artigo de Sandra Pereira:

Os assuntos do mar da CPLP e o potencial de influência da estratégia de crescimento azul da UE

 

 
XIII Encontro Internacional de Embarcações Tradicionais da Galiza (Espanha)

galiza avieirosred

  Este evento decorreu entre os dias 29 de Junho e 02 de Julho de 2017 na localidade de Combarro, porto galego do concelho de Poio, na província de Pontevedra. Tratou-se dum já tradicional encontro de periodicidade bianual que tem ocorrido em diferentes portos da Galiza.

   Como refere a organização, sob responsabilidade da Federação Galega pela Cultura Marítima e Fluvial (Culturmar) ... é uma das manifestações mais importantes das que se celebram na península Ibérica e, sem dúvida, a mais massiva pelo número de embarcações e de tripulantes que participam.

  A cultura avieira foi convidada para apresentar uma exposição sobre os aspectos mais significativos desta comunidade ribeirinha do Tejo e do Sado e apresentou-se com três embarcações tradicionais e originais de madeira – todas do Tejo – e um barco de mar meia-lua, da Praia de Vieira de Leiria. A exposição incluía ainda instrumentos de pesca antigos, miniaturas de barcos tradicionais avieiros e a reconstituição rigorosa do barco-casa avieiro, conforme com um registo fotográfico dos anos 50 que ali foi apresentado num enorme painel.

    A participação originou o contacto e a partilha de experiências com outras culturas, fluviais e marítimas, daí resultando um evidente enriquecimento recíproco, para o presente e para o futuro. Foram prestados esclarecimentos a tantas e tantas pessoas que se mostraram ávidas por conhecer esta, até agora, desconhecida realidade da nossa cultura fluvial ibérica.

   No final – e perante cerca de 500 pessoas - foi prestada pelos organizadores da Culturmar uma homenagem à cultura avieira e a Portugal. 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016