IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Edisoft inaugura uma Estação Galileo nos Açores

edisoftgalileo

Teve lugar no passado dia 26 de Março, na Ilha de Santa Maria, nos Açores, a inauguração da nova Estação Galileo Sensor Station (GSS), a mais recente do complexo de estações de rastreio de satélites já existentes naquela Ilha.

Estiveram presentes o Secretário Regional do Turismo e Transportes, Engº Vitor Fraga, o V/Alm José Pereira da Cunha em representação do CEMA, o Galileo Ground Segment Procurement Manager, Sr. Sylvain Loddo, o Presidente do C.A. da Edisoft, Engº João Costa Araújo, o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto e diversas autoridades locais e representantes de numerosos organismos de alguma forma relacionados com este projeto.

A GSS faz parte de uma vasta rede de estações espalhadas por vários países, que monitorizam a qualidade do sinal e o posicionamento das satélites Galileo que já se encontram em órbita. As antenas VSAT, as infraestruturas com equipamentos de sistemas complementares e serviços de segurança permanentes ligam a estação GSS à rede Galileo. Esta estação foi construida pela Edisoft, também responsavel pela gestão, operação e manutenção desta estação, assim como pela ESA Tracking Station.

A área geográfica privilegiada em que se encontra a Ilha de Santa Maria preenche todos os requisitos necessários para o sucesso de uma estação Galileo.  As várias estações Galileo GSS trabalharão em rede  no sentido de detectar desvios orbitais que poderão resultar na degradação da precisão dos sinais de navegação recebidos, sendo necessário tomar medidas correctivas e  alertar de imediato os utilizadores.

No final deste ano a estação GSS de Santa Maria irá receber, adicionalmente, um módulo de busca e salvamento. Como parte do sistema COSPAS – SARSAT , os satélites Galileo estão equipados com um sistema de comunicações em UHF, para o serviço de localização de emergência de navios, aeronaves ou pessoas que possuam os beacons adequados e que peçam socorro.

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016