IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Marinha portuguesa recebe prémio de "Busca e Salvamento"

mrcc lx red

 O prémio H.E.R.O. (Honouring Excellence in Rescue Operations) é atribuído anualmente pela Federação Internacional de Salvamento Marítimo (IMRF - International Maritime Rescue Federation) e aplica-se tanto a indivíduos como a instituições que que se destaquem na execução de missões de resgate, na introdução de inovações tecnológicas ou noutros serviços no âmbito da Busca & Salvamento Marítimo, ou SAR (sigla retirada do inglês search & rescue).

  Em 2015 o Serviço de Busca & Salvamento Marítimo (MRCC – Maritime Rescue Coordination Center de Lisboa e Ponta Delgada) registou um total de 636 casos SAR, que resultaram em 501 vidas salvas. Este resultado operacional foi alcançado com uma taxa de sucesso de 97%, considerando as fórmulas da Organização Marítima Internacional (IMO), para a taxa de eficácia no salvamento no mar.

   Portugal tem a maior área de Busca & Salvamento Marítimo de todo o continente Europeu; esta área de responsabilidade é sessenta e duas vezes maior que a área terrestre do Continente e Ilhas, compreendendo mais de cinco milhões de quilómetros quadrados.

  Os MRCC’s Lisboa e Delgada, decorrente dos compromissos assumidos por Portugal no âmbito da Convenção de Busca & Salvamento Marítimo da IMO, têm por missão coordenar as acções e os meios empenhados em operações de Busca & Salvamento Marítimo, nas Regiões de Lisboa e de Sta. Maria. Na dependência do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), funciona o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal).

   O Sistema de Busca e Salvamento Nacional, dirigido pelo Ministério da Defesa Nacional, inclui ainda a Força Aérea e outras entidades que contribuem com os seus meios e capacidades específicos, o que permite uma eficiente gestão dos meios. 

  Este Sistema inclui o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo que opera principalmente com meios da Marinha e cuja responsabilidade se refere a todas as acções relacionadas a acidentes envolvendo navios e embarcações no mar. O MRCC Lisboa e o MRCC Delgada trabalham vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, sob a autoridade do Vice-Almirante Comandante Naval, o Coordenador da Busca & Salvamento Marítimo Nacional.

   O Encontro Regional da IMRF realizou-se este ano em Cascais, de 14 a 16 de Novembro de 2016 e foi organizado pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e pela Plataforma das Indústrias da Defesa Nacional (idD).​​

 

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016

 

 

"...desenvolverá um conjunto de iniciativas e actividades - seminários e conferências relativas ao Mar e à Lusofonia..."


O Instituto dos Mares da Lusofonia tem por missão estimular e intensificar a forma como os Países Lusófonos se posicionam individualmente e interagem entre si nas questões relacionadas com os oceanos.

Esta iniciativa visa contribuir para o alargamento e para a disseminação dos conhecimentos científicos relativos ao uso dos espaços marítimos, bem como encontrar áreas comuns de cooperação, que potenciem o desenvolvimento das economias do mar nos diversos países de expressão portuguesa, procurando, desta forma, ir também ao encontro do espírito e objectivos definidos pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP.