IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Miguel Marques apresentou Leme - Brasil e Leme-CPLP

leme miguelmarques

No passado dia 4 de Abril foram apresentados publicamente  por Miguel Marques, sócio da PwC, em S. Paulo, no Brasil, os documentos da PwC  “LEME – Brasil no Mundo” e “LEME – CPLP no Mundo”. Ambos os documentos foram elaborados pelo centro de excelência global de economia do mar da PwC, sedeado em Portugal. 

  A apresentação do “LEME – Brasil no Mundo” contou com a presença da Ministra do Mar de Portugal Engª. Ana Paula Vitorino e com uma Representação Oficial da Marinha do Brasil chefiada pelo Alm. Kuster, que partilharam experiências da economia do mar dos dois países. 

 O documento LEME apresentado conclui que: (i) no que respeita a transportes marítimos, embora o Brasil esteja localizado fora do maior corredor de navegação comercial, tem dimensão, carga de matérias-primas e frota em quantidade suficiente para potenciar os transportes marítimos, portos e logística; (ii)no que respeita à construção naval, em 2017, construiu 0,7% dos navios novos construídos no mundo; (iii)  no que respeita a energia está no “Top 10” mundial de energia  offshore (petróleo & gás); (iv) no que respeita à segurança, figura no “Top 25” das maiores marinhas de guerra do mundo; (v) no que respeita à fileira alimentar está no “Top 15” mundial na aquacultura de águas interiores e (vi) no que respeita ao turismo e desportos náuticos o potencial do Brasil é elevado e no ranking dos melhores atletas do mundo em desportos náuticos é normal encontrarem-se atletas do Brasil. 

   A apresentação do “LEME – CPLP no mundo” decorreu na exposição intermodal, na conferência organizada pela Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP). O documento LEME apresentado conclui que com uma área total de Zona Económica Exclusiva de cerca de 7,9 milhões de Km2, os países que formam a CPLP têm a quarta maior ZEE do mundo.

O mar é um dos elementos identitários desta comunidade. O Transporte Marítimo, Portos e Logística são vitais para o crescimento e desenvolvimento económico dos países que compõem esta comunidade. Em 2015 o total de produção de petróleo e de gás offshore da CPLP, devido aos contributos do Brasil, Angola, Guiné Equatorial e de Timor Leste, supera a produção offshore do maior produtor do mundo, a Arábia Saudita.  Entre 2010 e 2015, foram registados vários ataques de piratas em todo o mundo, muitos deles em águas de países da CPLP ou próximos destes. No que respeita a produtos alimentares do mar e dos rios o peixe sempre foi uma importante fonte de proteína para todos os países da CPLP que, por esse motivo, sempre tiveram uma pesca tradicional ativa. Existem ainda países que têm, nas suas águas interiores, um grande potencial piscícola e de aquacultura. No mar a diversidade de recursos piscícolas é grande, embora os stocks sejam limitados. Neste contexto, nenhum dos países da CPLP consta da lista dos países que controlam as pescas a nível global. O potencial de turismo associado ao mar é muito elevado em todos os países da CPLP. Portugal localiza-se entre os segundo e terceiro maiores mercados de cruzeiros do mundo e tem beneficiado do aumento do turismo de cruzeiros. Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique têm investido significativamente no turismo relacionado com o mar.

 

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016

 

 

"...desenvolverá um conjunto de iniciativas e actividades - seminários e conferências relativas ao Mar e à Lusofonia..."


O Instituto dos Mares da Lusofonia tem por missão estimular e intensificar a forma como os Países Lusófonos se posicionam individualmente e interagem entre si nas questões relacionadas com os oceanos.

Esta iniciativa visa contribuir para o alargamento e para a disseminação dos conhecimentos científicos relativos ao uso dos espaços marítimos, bem como encontrar áreas comuns de cooperação, que potenciem o desenvolvimento das economias do mar nos diversos países de expressão portuguesa, procurando, desta forma, ir também ao encontro do espírito e objectivos definidos pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP.