IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Navio da Marinha portuguesa visita Costa do Marfim

nrp em stom

O navio patrulha “Viana do Castelo”, da Marinha portuguesa visitou a Costa do Marfim, na cidade de Abidjan, entre os dias 28 de Setembro de 1 de Outubro, no âmbito da cooperação no domínio da Defesa, diplomacia naval e apoio à política externa do Estado, inserida na iniciativa MAR ABERTO 2018.

Durante este período o navio desenvolveu acções no âmbito apoio à política externa do Estado, bem como outras ações de cooperação com a Marinha Nacional da Costa do Marfim, nomeadamente o embarque de oficiais desta Marinha, desenvolvendo exercícios conjuntos enquadrados no âmbito do apoio que Portugal tem vindo a realizar na ajuda à capacitação das Marinhas e Guardas-costeira de países irmãos procurando, desta forma, ajudar a reforçar a proteção das suas águas.

A Zona Económica Exclusiva (ZEE) destes países é rica em produtos naturais, bem como em pescado que devem ser preservados, protegidos e controlados para benefício das populações desses países.

A iniciativa MAR ABERTO pretende contribuir para robustecer a governança e a segurança marítima em parceria e cooperação com os países visitados, com o objectivo de desenvolver sinergias mútuas e incrementar a segurança marítima à escala regional e global, com impacto directo na livre circulação de pessoas e bens e para um melhor uso do mar dos respetivos Estados costeiros.

Esta iniciativa teve início em 2008 e realiza-se desde então todos os anos, com actividades nas áreas marítimas da Costa Ocidental Africana e Golfo da Guiné, com particular incidência nas atividades cooperativas com as Marinhas e guardas-costeira dos países amigos da região.

O “Viana do Castelo” segue agora viagem em direcção a Cabo Verde, onde permanecerá de 8 a 23 de outubro.

Nesta missão, que se prolongará até ao próximo dia 29 de Outubro, o navio navegará cerca de 10.000 milhas náuticas, tendo já visitado Angola, São Tomé e Príncipe e Costa de Marfim, onde realizou um intenso programa de atividades de cooperação nos respectivos países.

O navio português iniciou esta missão no dia 20 de Agosto deste ano e tem embarcado 54 militares, incluindo o Comandante da Unidade de Tarefa, capitão-de-mar-e-guerra Nuno Noronha Bragança, a Comandante do navio, capitão-tenente Vânia Carvalho, uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.

(Informação prestada pelo EMGFA português)

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016

 

 

"...desenvolverá um conjunto de iniciativas e actividades - seminários e conferências relativas ao Mar e à Lusofonia..."


O Instituto dos Mares da Lusofonia tem por missão estimular e intensificar a forma como os Países Lusófonos se posicionam individualmente e interagem entre si nas questões relacionadas com os oceanos.

Esta iniciativa visa contribuir para o alargamento e para a disseminação dos conhecimentos científicos relativos ao uso dos espaços marítimos, bem como encontrar áreas comuns de cooperação, que potenciem o desenvolvimento das economias do mar nos diversos países de expressão portuguesa, procurando, desta forma, ir também ao encontro do espírito e objectivos definidos pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP.